O mercado está cada vez mais competitivo, e a pirataria, por sua vez, está cada vez mais presente, tornando-se um desafio para as marcas, driblar esta comercialização ilegal.
No entanto, há algumas medidas que podem ser tomadas para evitar ser vítima de pirataria. Acompanhe a seguir.
O que é considerado pirataria?
A pirataria é a cópia e comercialização não autorizada de marcas e produtos, e traz diversos prejuízos, tanto para as empresas, quanto aos consumidores.
Ela pode acontecer tanto de forma digital, por meio de sites, quanto de forma física, em camelódromos, e outros comércios, de modo geral.
Leia também: Como proteger sua marca em um ambiente digital
Como proteger a sua marca e seus produtos?
Conforme já vimos, a pirataria prejudica as marcas, ao vender cópias de produtos, por preços abaixo dos originais.
O primeiro passo para lidar com a pirataria e a cópia não autorizada de marcas e produtos é o registro de suas marcas e patentes junto ao INPI. Isso garante que a empresa tenha o direito exclusivo de utilizar sua marca e suas inovações, podendo, assim, agir legalmente contra aqueles que tentarem copiá-las de forma ilegal.
Além disso, manter a boa reputação da sua empresa, para não haver dúvidas sobre a marca e a originalidade de seus produtos, é outra forma de evitar a pirataria. Assim, investir em estratégias de marketing e comunicação que reforcem a imagem da empresa e de seus produtos no mercado, pode ser uma alternativa para dificultar a pirataria de seus produtos.
Para fortalecer a imagem da sua empresa, utilizar embalagens diferenciadas e investir em campanhas publicitárias criativas e ações de branding bem estruturadas, também podem ajudar na identificação de cópias não autorizadas.
Do mesmo modo, é interessante estar atento ao mercado, por meio de monitoramentos, tanto online, quanto offline, que ajudem a identificar e rastrear possíveis produtos piratas. Recomenda-se ter uma equipe especializada em combater a pirataria, para agir rapidamente contra os infratores, seja por meio de medidas judiciais ou extrajudiciais.
Por fim, investir em tecnologias de proteção de propriedade intelectual, como sistemas de rastreamento e marcação de produtos que dificultem a falsificação e a cópia não autorizada, é essencial para o combate da pirataria. Além disso, a empresa pode recorrer ao uso de hologramas, chips de identificação e códigos de barras exclusivos que ajudem a garantir a autenticidade de seus produtos.
Em suma, ao adotar todas essas medidas, as chances de a sua marca e seus produtos serem vítimas da pirataria, se tornam pequenas, garantindo um ambiente de negócios mais seguro e justo para todos os envolvidos.
Proteja a sua marca e sua patente com a RW
Proteja sua marca e sua patente e garanta sua propriedade legal com a expertise da RW Marcas e Patentes. Nossos especialistas estão prontos para auxiliá-lo em todas as etapas do processo de registro de marca, patente ou desenho industrial.
Atendemos empresas de todos os portes e setores, oferecendo suporte completo para assegurar a exclusividade do uso de sua marca em todo o território nacional.
Não hesite em entrar em contato com a gente pelo WhatsApp: (47) 99158-0250. Estamos disponíveis para esclarecer suas dúvidas e orientá-lo em todas as fases do processo de registro. Proteja sua marca agora mesmo com a ajuda de especialistas no assunto. 🙌