O serviço de registro de patentes gera valor para o seu negócio porque protege os produtos inovadores que a sua empresa criou e lançou no mercado. A entrega da RW consiste na pesquisa e redação de patentes, bem como no acompanhamento e gestão processual e na definição das estratégias de prevenção.
Contratar o serviço de registro de patentes é altamente recomendado para empresas que desejam atrair novos investidores, ter clientes fiéis e ainda garantir receita crescente com as soluções do portfólio. Ao registrar sua patente, a empresa oferece um produto só dela, único e exclusivo! Recebendo vantagens comerciais.
Registro de inovação
Ao registrar a patente, você não protege apenas o produto, mas também o potencial de inovação e a motivação dos profissionais da sua equipe. Já pensou em criar um super produto e, de repente, vê-lo sendo comercializado pelo concorrente?
Aumento de receita
O registro de patente permite explorar comercialmente a sua tecnologia, inclusive em outros países onde o produto estiver protegido. Ou seja, o registro de patente possibilita novas oportunidades de negociação e aumento de receita.
Quais são as etapas do registro de patente?
Pesquisa de patentes (opcional)
Nesta etapa, podemos buscar e avaliar as patentes relacionadas com a nova invenção e compará-las para verificar se existirá algum produto impeditivo ou que possa vir a oferecer risco à proteção da patente.
Redação
É hora de realizar a descrição e redação do documento de patente dentro das normativas técnicas exigidas pelo INPI, conforme o produto a ser protegido. Além disso, também elaboramos a sua estratégia processual.
Solicitação
Com base na estratégia de proteção, solicitamos o registro ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão federal responsável pelos registros. Na sequência, acompanhamos a gestão processual de cada pedido apresentado ao INPI.
Publicação
Feita a publicação no Diário Oficial, a patente aguarda o exame técnico do INPI e fica disponível para manifestações e contestações de terceiros interessados, antes do exame.
Decisão do INPI sobre a patente
Nesta fase, o INPI analisa as patentes já existentes e compara com a solicitada, aprovando ou reprovando-a. Caso recusada, o titular pode contestar dita recusa do INPI por meio de recurso. Caso aprovada, a carta-patente é emitida.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, será um prazer atender você. Quer saber mais? Confira nossos principais conteúdos sobre registro de marcas e patentes:
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nossas vidas, permeando aspectos variados do cotidiano, desde a automação de tarefas até a criação artística. Contudo, à medida que a IA se torna mais habilidosa na geração de conteúdos, como músicas e textos, por exemplo, surgem importantes desafios em relação à legislação de direitos… Continue a ler »IA Vs direito autoral – o que você precisa saber?
Como a marca influencia na construção da identidade corporativa
A competitividade do mercado exige que as marcas se diferenciem o tempo todo. E é exatamente esta diferença que gera identidade para a sua marca, perante aos consumidores. Assim como cada indivíduo é moldado por seus valores culturais e sociais, uma empresa também precisa construir uma imagem que a defina no mercado. Neste artigo, vamos… Continue a ler »Como a marca influencia na construção da identidade corporativa
Mercado Livre x Registro de marcas: mais segurança para o consumidor
Recentemente a plataforma Mercado Livre, passou por mudanças significativas que visam não apenas fortalecer a plataforma, mas também garantir uma experiência mais segura e confiável para os consumidores. Uma das principais mudanças diz respeito à forma como as lojas são reconhecidas dentro da plataforma. Agora, para se destacar no Mercado Livre, os lojistas têm a… Continue a ler »Mercado Livre x Registro de marcas: mais segurança para o consumidor
Rebranding e o registro de marca: segurança e credibilidade para o seu negócio
No mundo dos negócios, empresas frequentemente enfrentam desafios que exigem adaptações estratégicas em suas marcas. Esses desafios podem resultar em um processo de rebranding, que é fundamental não apenas para manter a relevância no mercado, mas também para garantir a segurança e a credibilidade do negócio por meio do registro da marca. Neste artigo, vamos… Continue a ler »Rebranding e o registro de marca: segurança e credibilidade para o seu negócio
O passo mais importante para proteger a sua marca foi dado, no entanto, você sabe o que precisa ser avaliado antes de registrar a sua marca? Neste artigo, vamos explorar os principais pontos que você deve considerar antes de seguir em frente com o registro. Prepare-se para anotar tudo! Anterioridade Antes de iniciar o processo… Continue a ler »O que avaliar antes de registrar uma marca
Assegurar o registro da sua marca é fundamental para garantir o bom posicionamento dela no mercado. Durante esse processo, no entanto, você pode enfrentar algumas objeções que podem comprometer esse registro. No artigo de hoje vamos abordar sobre o que são essas objeções e como se defender delas. Acompanhe a seguir. O que é oposição… Continue a ler »Como lidar com oposições ao registro de marca
Kopenhagen perde a exclusividade da marca “Língua de Gato”
A decisão tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decretou o fim da exclusividade da Kopenhagen pela marca “Língua de Gato”. A decisão ocorreu na disputa judicial contra a Cacau Show. Sobre a disputa A discussão iniciou quando a Cacau Show recebeu uma notificação extrajudicial por ter um produto escrito “em formato de… Continue a ler »Kopenhagen perde a exclusividade da marca “Língua de Gato”
Impacto do registro de marca na negociação com investidores
O registro de marca ocupa um papel fundamental no mundo dos negócios, especialmente quando se trata de atrair investidores. A competitividade do mercado exige cada vez mais que marcas se diferenciem, seja com produtos ou serviços. Portanto, é essencial a proteção formal das marcas, junto ao INPI, não apenas para garantir a exclusividade da marca,… Continue a ler »Impacto do registro de marca na negociação com investidores
Mc Donald’s perde a disputa sobre o registro do “Big Mac” na União Europeia
Foi decidido pelo Tribunal Geral da União Europeia, que o Mc Donald’s não tem mais o direito de uso da marca “Big Mac” nos 27 países que integram o bloco europeu. A disputa ocorreu contra a marca de fast food irlandesa Supermac’s. Entenda o caso a seguir. Sobre a disputa A discussão iniciou em 2014,… Continue a ler »Mc Donald’s perde a disputa sobre o registro do “Big Mac” na União Europeia
A importância do registro de desenho industrial para a valorização da marca
O registro do desenho industrial tem a mesma importância dos registros de marcas e patentes. Ele formaliza e reconhece legalmente um desenho ou modelo industrial, conferindo ao seu titular o direito exclusivo de utilizá-lo e reproduzi-lo. A partir do desenho industrial, é possível diferenciar seus produtos, dando a eles características únicas, que os tornam exclusivos… Continue a ler »A importância do registro de desenho industrial para a valorização da marca
Como lidar com a pirataria e a cópia não autorizada de marcas e produtos
O mercado está cada vez mais competitivo, e a pirataria, por sua vez, está cada vez mais presente, tornando-se um desafio para as marcas, driblar esta comercialização ilegal. No entanto, há algumas medidas que podem ser tomadas para evitar ser vítima de pirataria. Acompanhe a seguir. O que é considerado pirataria? A pirataria é a… Continue a ler »Como lidar com a pirataria e a cópia não autorizada de marcas e produtos
Inovação e competitividade: como as patentes podem impulsionar o crescimento da sua empresa
Com o mercado cada vez mais competitivo, investir em novos produtos é uma ótima maneira de se destacar. No entanto, para garantir a proteção da nova invenção, o registro de patente é fundamental. Afinal, é pelo registro da patente que se consegue o direito exclusivo de exploração comercial do produto, ou da tecnologia inventados. Acompanhe… Continue a ler »Inovação e competitividade: como as patentes podem impulsionar o crescimento da sua empresa
Como escolher o nome ideal para sua marca: dicas e boas práticas
Se você deseja empreender, é necessário, para além da definição do tipo de negócio que deseja investir, escolher um nome forte e estratégico, que identificará a sua marca e os seus produtos. Para esta escolha, é necessário ter conhecimento do que pode, ou não, registrar como marca, e é isso que vamos te contar neste… Continue a ler »Como escolher o nome ideal para sua marca: dicas e boas práticas
O direito das empresas de explorarem uma atividade econômica, é garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 170. No entanto, podem acontecer, no mercado, condutas anticompetitivas, causando prejuízo à livre concorrência entre empresas do mesmo segmento produtivo. Neste artigo vamos abordar o que configura a concorrência desleal, além de formas de se proteger contra ela.… Continue a ler »O que é Concorrência Desleal?
Por que a busca de anterioridade de marca é tão importante?
Durante o registro de marca, são realizados diversos processos, e a busca da anterioridade de marca é um processo importante, por garantir que não exista nenhuma marca semelhante ou idêntica à sua. Para entender melhor como ela funciona traremos mais informações a seguir. Busca de anterioridade A busca de anterioridade de uma marca é um… Continue a ler »Por que a busca de anterioridade de marca é tão importante?
Qual a diferença entre nome comercial e marca registrada?
Quando se trata de proteger os direitos de propriedade intelectual de uma empresa, é essencial entender a diferença entre nome comercial e marca registrada. Ambos desempenham papéis importantes na identidade e sucesso de um negócio, mas possuem finalidades distintas. Neste artigo, vamos esclarecer as diferenças entre esses termos, destacando a importância de cada um. Vamos… Continue a ler »Qual a diferença entre nome comercial e marca registrada?
Antes de registrar sua marca, é importante verificar se ela já não está registrada. Isso evita futuros problemas legais e garante que sua marca seja única e exclusiva para sua empresa. Além disso, um registro de marca válido fornece proteção contra outras empresas que possam querer usar sua marca ou uma marca semelhante. Qual a… Continue a ler »Como saber se uma marca já foi registrada?
Classes de Marca: Descubra a importância para o registro de marcas
Se você é um empresário ou está planejando iniciar um negócio, certamente já ouviu falar sobre marcas. Mas você sabe o que são as classes de marca e por que elas são tão importantes? As classes de marca são categorias estabelecidas pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) que classificam os produtos e serviços que… Continue a ler »Classes de Marca: Descubra a importância para o registro de marcas